Notícias Fecomercio

27 de abril de 2017

Juros do cartão de crédito rotativo sobem a 490% ao ano


Porcentual divulgado pelo Banco Central se refere a março de 2017

Os juros cobrados pelos bancos em suas operações com cheque especial e cartão de crédito rotativo voltaram a subir em março, após apresentarem queda em fevereiro deste ano. Segundo o Banco Central, a taxa do cartão de crédito rotativo passou de 487,8% ao ano em fevereiro para 490,3% ao ano em março. Com isso, atingiu o maior patamar desde janeiro (497,5% ao ano).

Os juros do cheque especial avançaram de 327% ano em fevereiro para 328% ao ano em março, também o maior nível desde janeiro (328,3% ao ano).

Apesar do aumento dos juros do cartão de crédito e do cheque especial, os números do BC mostram que houve, em março, queda dos juros médios cobrados pelos bancos tanto nos empréstimos a pessoas físicas quanto a empresas nas operações com recursos livres (que excluem crédito imobiliário, rural e do BNDES).

Em março, a taxa média de juros das operações com recursos livres para pessoas físicas passou de 73,5% ao ano em fevereiro para 72,7% ao ano. É o menor patamar desde dezembro do ano passado (72,4% ao ano). A taxa cobrada das empresas recuou de 28,7% ao ano em fevereiro para 27,5% ao ano em março.

Voltar para Notícias